MONTALEGRE

Montalegre, capital das Terras de Barroso há 734 anos, situa-se na prega mais setentrional do planalto barrosão. Com efeito, assumiu tal privilégio, no dia 9 de Junho de 1273, por carta concedida pelo Rei D. Afonso III. Este monarca ergueu, para sua segurança e de toda a terra de Barroso, a admirável fortaleza mediévica, circuitando-a de muralhas, onde milénios antes os nossos mais remotos antepassados haviam construído o seu oppidum (castro).
 

O monumental e magnífico exemplar da arquitectura militar portuguesa já estava construído em 4 de Abril de 1281 porque, nessa data, o jovem rei D. Dinis, filho de D.Afonso III, expede da vila de Castelo de Vide, a famosa “Carta de Arras”, propter nupcias, (devido a núpcias) a Dona Isabel de Aragão, a quem doa as vilas de Óbidos, Abrantes e Porto de Mós e também os seguintes doze castelos: Vila Viçosa, Monforte, Sintra, Ourém, Feira, Gaia, Lamosis, Nóbrega, Santo Estêvão de Chaves, Monforte de Rio Livre, Portel e Montalegre.


Mais tarde, no rebordo setentrional do morro foi construída uma nova Torre de Menagem, belíssima e equilibrada estrutura que indicia ser obra dos arquitectos e mestres canteiros de D.Dinis, monarca que muito investiu na defesa das fronteiras ao longo de todo o território.

Muitos são  os eventos, que decorrem ao longo do ano.

  • w-googleplus
  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now